Aplicativo AkzoNobel Canopy

Aplicativo AkzoNobel Canopy

Explore produtos e cores de bobinas e extrusão
Download
Indo Além: O Futuro das Tintas e Revestimentos

Indo Além: O Futuro das Tintas e Revestimentos

Recentemente, tive a oportunidade de falar na conferência 2019 CoatingsTech sobre um dos meus temas favoritos - o futuro da indústria de tintas e revestimentos e o papel da tecnologia nela.

Na AkzoNobel, este é o nosso domínio. Estamos produzindo tintas e revestimentos desde 1792 - e simplesmente não paramos de expandir os limites do que a tinta pode ser e do que ela pode fazer. Nossa paixão pela tinta e pela inovação sempre fez parte de nossa história. É por isso que nossa visão assume a forma de uma palavra simples - além - que representa tanto um desafio quanto uma promessa.

Going beyond future paints

Como empresa e todos nós juntos como indústria, já estamos entregando produtos e serviços muito além das expectativas. Também estamos levando-os além da imaginação de nossos clientes. Agora, todos nós precisamos desempenhar nosso papel além das gerações futuras, para proteger tanto nosso próprio futuro quanto o de nosso planeta.

Além das expectativas.
 

Vamos pensar em alguns de nossos artistas mais famosos de uma era que muitos considerariam realmente a Idade de Ouro da pintura. Foi então, por volta dos séculos XV e XVI, que a habilidade de misturar cores e a aplicação de tinta atingiram seu auge absoluto. Os mestres pintores nos transmitiram o passado em suas obras de arte, mas o que aconteceu no mundo da pintura depois disso?

Going beyond future paints image1

O desenvolvimento da química a partir do século XVIII trouxe muita tecnologia para impulsionar o desempenho da tinta, enquanto a industrialização no século XIX ajudou a escalá-la. Nossos formuladores combinaram muitas das novas tecnologias e elevaram a pintura a um nível superior. Agora, a tinta não apenas registrava os eventos do passado, mas começou a preservar a realidade protegendo estruturas de madeira e aço. Portanto, já vemos a tinta indo muito além de suas expectativas iniciais.

Going beyond future paints image2

Mais recentemente, também começamos a usar a tinta para trazer funcionalidade à superfície. Criando revestimentos que proporcionam qualidades anti-graffiti, anti-incrustação, anti-riscos, anti-embaçamento e anti-impressão digital. A AkzoNobel até pioneirou em revestimentos anti-formaldeído que absorvem ingredientes voláteis indesejados do ar - limpando o ar dentro de casa para enfrentar a poluição do ar externo. Desde o lançamento de nossa tinta Dulux Forest Breath na China, continuamos liderando o mercado e elevamos o nível de qualidade do ar que podemos alcançar.

Going beyond future paints image3

Quem poderia esperar tudo isso da tinta?
 

Além da imaginação.
 

O próximo grande avanço certamente está em aplicações que vão além da nossa imaginação. Já estamos evoluindo; a digitalização de nossa indústria mudou drasticamente quase todos os aspectos do nosso trabalho e os trabalhos que fazemos. 

Going beyond future paints image4

Estou muito orgulhoso de que, em minha longa carreira na AkzoNobel, participei da digitalização da cor e levei a recuperação de cores para a nuvem. Com o suporte de ferramentas digitais inovadoras, tornamos a documentação clássica de cores quase obsoleta para a correspondência de cores, resultando em uma escolha de cor sustentável e melhor na primeira tentativa. A tecnologia de realidade aumentada é usada no aplicativo móvel Visualizer para ajudar nossos clientes na seleção de cores.

Going beyond future paints image5

Enquanto isso, o avanço da potência de computação e dos grandes volumes de dados nos traz pesquisas de ponta em tintas, incluindo designs experimentais, robôs e uso de Experimentação de Alto Desempenho. O desenvolvimento de cores com base em big data e inteligência artificial (IA) se tornou uma realidade.

Da mesma forma, a AkzoNobel está desenvolvendo uma solução antifouling sem biocidas, baseada em telhas que emitem luz UV. É verdade, não é uma tinta tradicional - mas é um revestimento funcional além da imaginação. Isso é o que eu chamo de levar nossas soluções para o próximo nível, e estamos fazendo isso colaborando com um parceiro de uma indústria completamente diferente.

Going beyond future paints image6

Além das gerações
 

Na minha opinião, o futuro das tintas e revestimentos realmente está em maximizar seu serviço para aqueles que vêm depois de nós - e assim ir além das gerações. Nossa indústria faz parte de um ecossistema global e sabemos que todos temos um papel a desempenhar na proteção de nosso planeta. Para a AkzoNobel, também se trata de liderar isso. 

Para causar um impacto sério e duradouro, nossa indústria deve fazer a transição para uma cadeia de valor econômica verdadeiramente circular. Isso significa usar correntes de resíduos de outras indústrias ou aplicar nossos próprios resíduos em outras indústrias para minimizar ou eliminar aterros sanitários. Por exemplo, trabalhamos com a Black Bear, uma empresa em escala de crescimento que desenvolveu um processo sustentável para recuperar pigmento de negro de fumo de pneus de carro usados.

Going beyond future paints image7

Inovações e novas combinações inesperadas delas nos levarão um passo adiante. Elas mudarão a maneira como somos capazes de modificar superfícies para proporcionar um desempenho aprimorado. Elas, sem dúvida, mudarão mais nos próximos dez anos do que nos últimos cinquenta. O sucesso dependerá de trabalhar de forma colaborativa e construir ecossistemas em rede - razão suficiente para iniciar nosso novo desafio de startups Paint the Future. 

Going beyond future paints image8

Fechando o círculo
 

A incorporação de novas tecnologias nos permitiu entregar aparência de superfície e desempenho de superfície além das expectativas e imaginação de nossos clientes. E enquanto continuaremos a colorir e proteger e fazer superfícies ''funcionarem'' para nós de maneiras inovadoras, também estamos procurando proteger nosso planeta para as gerações futuras. Uma coisa é certa - estaremos pintando o futuro juntos.

Buscando os dados, aguarde...